Eventos de que participo

Festival Música nas Montanhas 
Classe de Regência Coral e Grande Coro do Festival

      Desde 2004, durante quinze dias em janeiro, sou uma das professoras do Curso de Regência Coral e preparadora vocal dos Coros do Festival. O trabalho começa bem antes, com a seleção do repertório. Durante o ano, vou separando minha "lista dos desejos", com as obras que pretendemos trabalhar no Festival. Como é um curso de regência, o repertório tem que ter um pouco de tudo: diferentes níveis de dificuldade, porque temos tanto alunos iniciantes como profissionais com experiência, que às vezes voltam justamente para renovar seu repertório e todos precisam de desafios.
    O grande coro não tem um tempo muito longo de ensaio, portanto o planejamento tem que ser muito bem calculado, e o resultado geral tem sido sempre muito bom. As obras tem que ter um impacto rápido, devem ser apropriadas para um coro grande, devem ter boa capacidade de comunicação com o público e emocionar a todos (cantores e público).
       Acho importante, também, que os coralistas e regentes possam aproveitar o Festival para trabalhar com obras e compositores que têm sido referência para todos os que resolvem se dedicar ao canto coral. 
      Provavelmente, muitos regentes corais trabalham ou vão trabalhar com um repertório mais direcionado, por exemplo, para canções infantis, ou para música religiosa em alguma igreja, ou vão reger um coro voltado aos arranjos da música popular. Mas o Festival deve abrir fronteiras, ser um espaço de experimentação, de diversidade estética e estilística e, nesse caso, gostamos de trazer um pouco dos autores consagrados (já fizemos Monteverdi, Mozart, Mendelssohn, Schumann, Liszt), outras línguas e culturas (de spirituals americanos a canções ucranianas, repertório de épocas diferentes em francês, espanhol, italiano...), canções conhecidas brasileiras, argentinas, americanas, e outras desconhecidas, africanas, latino-americanas, entre outras.
      Ainda não está tudo decidido para 2012, mas minha lista de desejos está transbordando...

Quem participa de um Festival de Férias?

      O canto coral é uma atividade agregadora, em que cabem todas as idades, pessoas com trajetórias musicais as mais diferentes, que um dia entraram em um coral e lá ficaram. Cantar é mesmo uma atividade muito gratificante, e o canto  em conjunto tem uma mágica peculiar, nessa atividade que une o que há de mais individual - a voz é única! - numa prática coletiva, o coral. 
        
Regência Coral

       A dinâmica que damos às aulas permite trabalhar com regentes em diferentes estágios de aprendizado, pois nas aulas de técnica de regência dividimos a classe em grupos com os dois professores (nesse momento, eu fico com os iniciantes e o Prof. Marco Antonio da Silva Ramos com os mais adiantados). A técnica vocal também é um momento importante, porque o regente coral sempre dá um exemplo cantando, é ele também quem classifica e seleciona as vozes, e quem escolhe as músicas para o coro cantar. Por tudo isso, é importante aprimorar o conhecimento  dos perfis vocais, da técnica vocal e da técnica da construção da sonoridade coral.
       Para participar da aula de regência, é fundamental saber ler partituras, e ter o tempo da tarde disponível para estudá-las (as aulas de regência são pela manhã e o Grande Coro ensaia entre 18h00 e 19h30). Cada aluno deve saber cantar bem sua parte e conhecer muito bem as outras vozes, condição indispensável para poder reger. Esse estudo é feito durante a tarde e muitas vezes tem sido feito em conjunto, pois os alunos terminam se organizando para estudar juntos, o que tem dado muito resultado. É durante a tarde, também, que acontecem alguns atendimentos, ensaios com pianista e solistas, estudo de questões ligadas ao texto e tudo o mais que for aparecendo.
       
Grande Coro do Festival

       O grande coro está aberto a todos os coralistas da cidade de Poços de Caldas e também aos que vêm de outras cidades. Alguns estão fazendo outros cursos de instrumento ou voz, mas há também os que vêm só para cantar no coral e assistir aos concertos.
       O curso é de 2a a 6a, durante duas semanas (e é preciso estar nas duas, pois há uma continuidade e um crescimento contínuos). Temos três apresentações: no domingo, dia 15, na quinta, 19 e na sexta, 20. Às vezes aparecem outras apresentações relâmpago, que são combinadas na classe.
     Ou seja: disposição para cantar! Mas não é preciso se preocupar, porque com tanto tempo de experiência, nós estamos acostumados a trabalhar durante esses quinze dias, de forma a aprimorar o resultado individual de cada um, sem cansar as vozes.

As inscrições estão abertas - veja o site oficial aqui.