Minha reflexão sobre o dia das mulheres:
Durante quatro anos, pesquisei a produção escrita por mulheres sobre música. Esses textos de professoras-autoras mostraram-se parte de uma produção diversificada, muito ligada à prática do ensino de música nas escolas, nos conservatórios, nos cursos superiores e no ensino privado. Considero-me uma pessoa de sorte: fui orientada pela Cynthia Pereira de Souza (FEUSP) e tive em minha banca Maria Lúcia Speedo Hilsdorf (FEUSP), José Eduardo Martins (ECA-USP), Maura Penna (UFPB) e Aníbal Bragança (UFF/FBN). Na qualificação, além da Profa. Maria Lúcia estava Marta Maria de Chagas de Carvalho (FEUSP). Quem trabalha nas áreas de História da Educação, Musicologia, Educação Musical e História do Livro e da Leitura pode imaginar a qualidade da orientação, das arguições e dos comentários desses excelentes pesquisadores!

Alguns assuntos foram especialmente motivadores: a relação entre a educação recebida e a produção escrita; a alternância entre a atividade docente e a atividade artística; a participação das mulheres nas atividades musicais, entre o amadorismo e o profissionalismo; a dinâmica da ocupação de espaços e da disputa de postos de trabalho nas carreiras musicais; a presença dos textos memorialísticos e das referências autobiográficas nos textos produzidos, apenas para citar algumas. Quantos assuntos que não se esgotaram na tese de doutorado e agora povoam minhas disciplinas na graduação, motivam o oferecimento de uma disciplina de pós-graduação, fazem com que eu tente definir mais claramente os próximos projetos de pesquisa.
Aos que pensam que tudo acaba na defesa de doutorado, digo que não! O trabalho continua... Agora estou adaptando e revisando a tese para a publicação de artigos, preparando comunicações para congressos e ainda pensando se transformo parte dessa pesquisa em livro, para facilitar uma divulgação mais ampla.
Adoraria também saber de outros pesquisadores que estão trabalhando com a história da educação musical, com a produção sobre música na história do livro e sobre a presença das mulheres nas práticas musicais, ao mesmo tempo em que me empenho em motivar os jovens a pensarem e optarem pelo caminho da pesquisa sobre o repertório, sobre a produção escrita sobre música, sobre a história da educação e das práticas musicais no Brasil.
Para quem encara a leitura acadêmica, a tese já está no banco de teses e dissertações da USP. link
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