quinta-feira, 25 de abril de 2013


O projeto de editoração musical "Cadernos de Repertório Coral Comunicantus" está com inscrições abertas para alunos de música que queiram concorrem a uma bolsa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitára da USP. 

O Projeto já existe há quatro anos e tem contribuído para a formação de estudantes interessados em editoração e notação musical.

O projeto de editoração também está relacionado ao Comunicantus: Laboratório Coral. Os bolsistas têm preparado editorações para os corais em atividade, podendo, desta forma, aprofundarem-se na escrita coral, com supervisão da Profa. Susana Igayara, coordenadora do projeto.

Entre as partituras preparadas estão composições e arranjos inéditos; revisões de cópias manuscritas (sobretudo de arranjos de música brasileira); novas edições feitas a partir de comparação de edições anteriores; edições práticas para os coros em atividade, levando em conta suas características específicas.

Os bolsistas também têm, a cada ano, um projeto específico. Nesta edição, pretende-se discutir as perspectivas contemporâneas. O projeto terá início em Agosto de 2103 e término em Julho de 2014. 

Os alunos podem se candidatar a até dois projetos, pelo sistema Atena USP.

Veja abaixo o Projeto:

Objetivos e descrição sumária

Editoração eletrônica de obras corais, discutindo as perspectivas contemporâneas, que podem incluir: coro e instrumentos, transcrições para coro, notação não tradicional, entre outros. A partir da experiência acumulada em projetos de editoração anteriores, pretende-se agora explorar aspectos específicos que surgiram em algumas ocasiões, tais como: alternativas para a notação do texto, uso de efeitos vocais, uso de instrumentos. Os Cadernos de Repertório Coral Comunicantus têm sido ancorados nos princípios pedagógicos do Comunicantus: Laboratório Coral do CMU-ECA-USP, e na prática com coros comunitários dos últimos 11 anos. Os projetos de 2010 e 2011 tiveram por foco a editoração eletrônica de arranjos dos alunos de graduação em música, voltados para o perfil de coros comunitários. O projeto de 2012 voltou-se a obras para coros iniciantes.

Ações e detalhamento das atividades

Seleção de partituras, que podem incluir arranjos e composições de alunos e professores do CMU; Discussão das escolhas editoriais e das práticas de notação, com foco nas práticas contemporâneas; Editoração eletrônica de partituras corais, a partir dos softwares Finale ou Sibelius Organização do material em um Caderno de Partituras.

Finalidade e relevância para a formação dos alunos envolvidos

A finalidade do projeto é trabalhar aspectos específicos da escrita coral, a partir de experiências anteriores, e ao mesmo tempo motivar potenciais interessados no repertório coral, como compositores e arranjadores, ou ainda como analistas e intérpretes. Esses aspectos são relevantes na formação dos alunos, na medida em que as possibilidades de notação são discutidas e analisadas, compreendidas em sua relação com o desenvolvimento da criatividade e do conhecimento específico da música vocal. A atividade coral é uma alternativa profissional real para os estudantes de música. Os projetos anteriores de editoração de partituras para as atividades corais têm se mostrado muito relevantes na formação dos alunos, permitindo integrar os conhecimentos trabalhados nas diversas disciplinas e abrindo possibilidades profissionais. O tema escolhido para este projeto surgiu a partir do interesse dos alunos na prática de composições e arranjos.

Resultados esperados / Indicadores de acompanhamento

O principal resultado esperado é a circulação de repertório contemporâneo, com preferência para obras de alunos e professores do Departamento de Música que, ou estão em manuscrito, ou serão compostas durante a vigência do projeto. Espera-se também apresentar resultados práticos a partir da discussão sobre as formas possíveis de notação musical, considerando-se a sonoridade contemporânea, o uso de instrumentos, a notação do texto e dos efeitos de pronúncia, entre outros. O acompanhamento do projeto será feito por um cronograma de metas e tarefas e por reuniões para avaliação qualitativa entre os participantes.

Público Alvo

Alunos de música interessados na atividade coral, jovens professores de música que trabalhem com o canto coletivo, regentes corais, professores de canto coral, interessados na música brasileira contemporânea. Como público indireto: coralistas, educandos e interessados na prática do canto coral, a quem o caderno de partituras se destina.

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