Currículo


Susana Cecília Igayara é professora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua tanto em áreas teóricas do Repertório Coral, Teoria da Música e Musicologia, como na atividade prática de orientação de estágios em Canto Coral e preparação técnica vocal de coros. Atualmente ministra as disciplinas de graduação Estudos de Repertório Coral, História do Repertório Coral; Repertório Coral Brasileiro, Projetos em Repertório Coral e Práticas Multidisciplinares em Canto Coral.  Na pós-graduação, ministra a disciplina Biografia e autobiografia na pesquisa em música
É coordenadora do GEPEMAC - Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto, sediado na Universidade de São Paulo. Orienta trabalhos sobre música vocal, principalmente sobe repertório coral e suas relações com a oralidade e a escrita,  e também sobre história da educação musical, principalmente sobre trajetórias profissionais em canto coral. 
Como docente atuou também na Faculdade Mozarteum de São Paulo (Canto Coral, Introdução à Regência e Metodologia da Pesquisa), Faculdade de Arte Santa Marcelina (Canto Coral e Técnica Vocal), Centro Universitário Maria Antonia (Técnica Vocal em grupo), Museu Lasar Segall – Divisão de Música (Técnica Vocal, Percepção Musical, História da Música, Repertório Coral), Conservatório Musical de Santana (História da Música, Piano). Como regente coral, atuou frente ao Coral do Museu Lasar Segall e em coros universitários das instituições citadas.
É doutora em Educação na Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia, Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Instrumento – Piano (Faculdade Mozarteum de S.Paulo), Composição (ECA-USP) e Comunicação Social - Jornalismo (ECA-USP). Dedicou seus estudos no mestrado à obra sacra do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), um dos mais importantes compositores da geração romântica brasileira. Em 2004 ministrou palestra sobre a Missa de Réquiem de Henrique Oswald no Conservatório Nacional de Lisboa, dentro da Semana de estudos comemorativos à musicóloga Júlia d’Almendra, e em 2005 apresentou comunicação sobre o mesmo assunto no Congresso Luso-Brasileiro de Musicologia em Ribeirão Preto, publicada em 2009. Em 2007 foi professora convidada no A Musical Encounter with Brazil, festival realizado na Jacobs School of Music da Universidade de Indiana, EUA. Na ocasião, além de acompanhar a primeira audição da Missa de Réquiem de Oswald nos EUA, a partir de sua edição, ministrou conferências e seminários sobre Repertório Coral Brasileiro e sobre Canto Coral e Educação no Brasil. Em 2012 proferiu palestra sobre Relações texto-música na música vocal brasileira: um panorama nos Seminários de Pesquisa da Universidade de Newcastle, Reino Unido (Depto. de Línguas Modernas). 
Participou de eventos como o Seminário Internacional Comunicantus de Canto Coral e Educação Musical (equipe de coordenação e mesa redonda), IV San Juan Coral, Argentina (palestra sobre repertório coral brasileiro e preparação vocal do Studio Coral – Vozes Femininas), V ao XIII Festivais Música nas Montanhas,  em Poços de Caldas (professora de repertório coral e preparadora vocal dos coros dos festivais), entre outros.
Implantou e coordenou o Centro de Documentação Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). No Museu Lasar Segall, foi responsável pelo Núcleo de Estudos da Divisão de Música, ministrando e coordenando cursos de educação musical e coordenando grupos de estudo (Claudio Monteverdi,Técnica Vocal).
De Abril de 2005 a Março de 2009 foi produtora e apresentadora do programa Canto Coral, na Rádio USP FM, onde comentou obras corais dos mais variados estilos e períodos, além de  situar o ouvinte nas diversas tradições de interpretação do Canto Coral. Tem sido convidada para escrever notas de programas para importantes coros e orquestras no Brasil, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e a Orquestra Experimental de Repertório.
O resultado de suas pesquisas têm sido apresentados em congressos, simpósios e seminários no Brasil e no exterior. É membro da Associação Brasileira de Educação Musical, da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Música e da Sociedade Brasileira de História da Educação. No Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, coordena as áreas de Pesquisa, Documentação e Comunicação, tendo sido a coordenadora da área de Repertório Coral no Projeto Comunicantus (2001-2004). 
Em 2010, sua edição da Ave Maria de Henrique Oswald foi publicada pela editora norte-america Alliance, na série coral dirigida pela regente canadense Elaine Quilichini. No campo da edição musical, atualmente coordena um projeto de edição de arranjos e composições estreadas pelos coros do Comunicantus, laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP, com apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Faz parte do Conselho Científico e do grupo de Comunicação e Pesquisa da Revista Glosas, editada em Lisboa, Portugal.