Mostro que a educação musical, na época de Villa-Lobos, sob governo de Getúlio Vargas, era realizada em duas grandes frentes: a aula de música e as comemorações escolares. Detalho o significado dos termos "canto orfeônico" e "canto coral". Procurei demonstrar que a atividade musical escolar acontecia em meio a dois extremos: os objetivos musicais e os objetivos de inculcação cívico-nacionalista, ambos presentes nos conteúdos programáticos. O que se percebe, é que a música escolar acontecia em meio a confitos e disputas, com uma clara orientação para a performance. E que a tarefa de ensinar música em classe e mostrar o resultado musical nas festas era feita por uma grande maioria feminina: as professoras de música e regentes de orfeão.
O texto está publicado em:
Mogarro, M.J. & Cunha, M.T.S. (orgs.)
(2012). Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação,(Atas), p. 3313-3324. Lisboa:
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-96999-6-0
Você pode acessar o texto aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário